Elizabete Maria Barni Eccel, de 59 anos, natural de Botuverá, inicia sua trajetória política como vereadora de Brusque, eleita pelo partido PT com 1.474 votos nas eleições de 2024. Educadora aposentada e arteterapeuta, Bete Eccel é esposa do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Brusque, Paulo Eccel.
Bete é graduada em Pedagogia e possui especializações em Educação Pré-Escolar e Escolar, Arteterapia: Fundamentos Filosóficos e Prática, além de Psicologia Analítica Junguiana e Perspectiva Multidisciplinar. Com uma vasta experiência na educação, atuou como professora nas redes municipal de Brusque, onde lecionou na Educação Infantil, e estadual de Santa Catarina, onde trabalhou na Educação Infantil e nas Séries Iniciais. Também lecionou no Curso de Pedagogia da Unifebe e foi proprietária e diretora da Educação Infantil Lua Nova.
Bete Eccel também foi coordenadora da Regional de Brusque do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina) e da Pastoral da Catequese na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Maluche. Além disso, atuou na Pastoral da Juventude, na AMASC (Associação de Moradores do Jardim Maluche e Souza Cruz) e no Centro de Direitos Humanos de Brusque.
Ao microfone da Rádio Araguaia, a vereadora eleita destacou o que a população de Brusque pode aguardar seu mandato: