Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Em clima de arraiá, estudantes da Unifebe levam alegria a pacientes e equipe do Hospital IMAS/Imigrantes

Iniciativa faz parte do Projeto Jardim Cultural, realizado por bolsistas da instituição

Fonte: Arquivo pessoal / Emiliano de Souza

Publicidade

O clima junino tomou conta do IMAS/Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque (SC). Ao som de Anarriê, os alunos do Projeto Jardim Cultural da Unifebe divertiram pacientes e equipe técnica com músicas de festa junina, na tarde de sábado, 22 de junho. O grupo é coordenado pelo artista e professor Emiliano Daniel de Souza, que participou da visita com seu violão, dando o tom da apresentação ao lado do sanfoneiro Fabiano Oliveira.

“A presença deles pelos setores e corredores do hospital foi maravilhosa. Ver os colaboradores e pacientes dançando, cantando e participando desse momento foi incrível! É sempre uma emoção receber projetos como este, que trazem alegria para todos, principalmente para os pacientes, que só por estarem em um ambiente hospitalar já ficam mais fragilizados. Muito obrigada ao coordenador Emiliano e a todos os alunos pela visita”, ressalta a responsável pelo acolhimento no IMAS/Imigrantes, Lucimara Somensi.

O Projeto Jardim Cultural é realizado por bolsistas da Unifebe, por meio do Artigo 170 e tem como objetivo proporcionar bem-estar a pessoas que se encontram hospitalizadas ou em lar de longa permanência, além de promover momentos de interação e oportunizar atividades como contação de história e apresentações musicais.

“Visitamos o hospital todos os semestres. A recepção é sempre calorosa e repleta de alegria. Desta vez, com o repertório junino houve dança, cantoria e muita vibração por parte dos colaboradores do hospital. Acreditamos que as músicas tenham auxiliado no processo de cura dos pacientes. Para nós, a emoção é enorme e ao longo da visita ela vai aumentando. É gratificante fazer outras pessoas sorrirem. Sorrisos iluminam, clareiam ambientes. A alegria é contagiante”, destaca Emiliano.

Emoção contagiante

O estudante de Medicina, Pedro Henrique de Oliveira, que foi um dos participantes da ação, concorda com o coordenador. “Agradeço a oportunidade de fazer parte desse projeto lindo, que leva muita felicidade e energia boa pra todos aqueles que estão envolvidos. É gratificante ver que breves momentos de empatia e alegria, para com aqueles que estão em momentos de fragilidade, pode fazer tanta diferença. São pequenos atos que reverberam grandiosamente dentro de nós e de todas as pessoas que foram tocadas pelo projeto”, comenta.

Para o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, William de C. Pinheiro, a experiência de visitar o hospital foi incrível. “Cantar e dançar com os pacientes trouxe uma sensação de alegria e conexão. Fiquei tocado ao ver como a música pode impactar positivamente o ambiente hospitalar”, afirma.

Ana Carolina Wainer Borges, que estuda para ser médica, enfatiza que a visita ao IMAS/Imigrantes foi um momento de encher o coração de alegria. “É emocionante ver um sorriso no rosto daqueles que muitas vezes só tinham tristeza. É gratificante ver também o renovo e a alegria renascendo nos rostos da equipe do hospital. Foi uma oportunidade inesquecível, que serviu para agradecer e relembrar que sempre podemos fazer o bem”, conta.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Dr. Fernão Araújo, ações como esta, realizadas em parceria com instituições locais, são um dos pilares do Serviço de Acolhimento realizado no hospital.

“Periodicamente realizamos melhorias em todas as áreas, sejam elas estruturais ou de ampliação da oferta dos serviços, sempre com foco no “Jeito IMAS de ser”, com especial atenção a expertise dos colaboradores e as expectativas da comunidade. Agradecemos a Unifebe e aos estudantes envolvidos, muitos deles do curso de Medicina, pela visita e pela alegria que compartilharam conosco. As portas do hospital estão sempre abertas para ações como esta”, completa.

Fonte: Amplitude Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.