Nesta sexta-feira (21), as escolas municipais de Brusque participaram do Music Day, o Dia Mundial da Música. A data, escolhida para promover a diversidade musical, incentiva músicos amadores e profissionais a expressarem sua arte em espaços públicos.
Nas escolas, professores e alunos inscritos comemoram o dia com diversas apresentações dentro das unidades, no intervalo, no início da manhã ou no encerramento do dia.
Na Escola de Educação Básica José Vieira Corte, o professor de música organizou uma apresentação para todos os alunos. “Essa ação foi proposta e alguns professores decidiram também, aplicar o projeto. Depois fomos atrás dos talentos da nossa escola, a gente sempre se surpreende. Ensaiamos bastante, organizamos o evento e atingimos mais público do que pensávamos, foi uma experiência muito boa”, comenta o professor responsável pelo projeto, Jonathan Scheissel.
Um dos alunos que se apresentou na escola foi o Kaique de Jesus, que apresentou uma música em Frances, “Dernière Danse” da cantora Indila. “Foi muito legal participar. Demorou bastante pra ensaiar a música, em outro língua. Minha experiência foi muito boa, eu gosto muito de músicas em outras línguas”, disse o estudante.
A arte através de diversas formas é uma experiência magnífica nas escolas municipais de Brusque, afirma a secretária de Educação, Franciele Mayer. “Ficamos sempre espantados e maravilhados com os artistas e talentos que temos em nossas escolas. Projetos como esses ajudam as crianças a moldarem e aflorarem sua criatividade, e confirmamos isso, em cada apresentação que acompanhamos”.
O que é o Music Day
O Music Day, ou Dia Mundial da Música, é uma celebração internacional que ocorre anualmente no dia 21 de junho. Criado em 1982 na França pelo Ministro da Cultura Jack Lang, o evento promove a diversidade musical e incentiva músicos de todos os níveis a se apresentarem em espaços públicos. A celebração é marcada por concertos gratuitos e performances em locais como parques, praças e ruas, reunindo pessoas de diferentes culturas e promovendo a música como uma linguagem universal.