O ex-deputado federal, João Pizzolatti, envolvido em um grave acidente de trânsito no final de 2017 na rodovia SC-421, entre Blumenau e Pomerode, foi condenado nesta quarta-feira (28/8) pelo Tribunal do Júri da comarca de Blumenau. A pena estipulada é de 4 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, por tentativa de homicídio e tentativa de homicídio qualificado por perigo comum.
Além disso, o réu foi sentenciado a 6 meses de detenção por dirigir embriagado e teve o direito de dirigir suspenso por dois meses. Ele também deverá pagar a quantia aproximada de R$ 1,7 milhão em indenização por danos causados a uma das vítimas.
Conforme a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), no dia 20 de dezembro de 2017, o ex-deputado conduzia seu veículo em zigue-zague e em alta velocidade, com a capacidade psicomotora comprometida pela ingestão excessiva de álcool. Ao chegar no Km 17 da SC-421, ele invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o carro de uma das vítimas, que não teve como evitar o impacto.
Após a primeira colisão, o carro conduzido pelo réu ainda atingiu um segundo veículo, que seguia logo atrás. A motorista desse segundo veículo não sofreu ferimentos. No entanto, o impacto fez o primeiro carro capotar, ser projetado para o lado oposto da rodovia e pegar fogo, deixando o motorista preso às ferragens. A vítima sofreu ferimentos graves, incluindo queimaduras de 1º e 3º graus no abdômen, mão direita, membro inferior direito e coxa esquerda.
A sessão, presidida pela juíza substituta vitalícia Cibelle Mendes Beltrame, em atividade na 1ª Vara Criminal da comarca de Blumenau, teve duração de mais de 10 horas – com início às 9h e término por volta das 19h30min. A decisão é passível de recursos .