Publicidade

Festa lígure italiana celebra os 189 anos de fundação da pioneira Colônia Nova Itália

Confira a programação marcada para o próximo domingo (14/9)

Fonte: Texto: Historiador Paulo V. Kons

Publicidade

A capela e o salão de festas da Comunidade São José, no Centro Histórico da Colônia Nova Itália, sediarão no domingo (14/09) a edição 2025 da festa típica lígure italiana, marcando os 189 anos de fundação da Colônia Nova Itália por 132 imigrantes católicos oriundos da região de Gênova (Ligúria), Itália.

Os festejos terão início oficial às 10h, com a celebração da santa Missa presidida pelo padre Anísio José Schwirkowski, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e diretor da casa de retiros Padre Dehon, em Brusque. A liturgia será própria da Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, anualmente celebrada em 14 de setembro. Os Cantos Litúrgicos serão entoados pelo Gruppo di Canto Degli Amici Trentini. Serão hinos litúrgicos católicos conhecidos no Brasil, cantados em italiano.

Antecedendo a Bênção Final, a pioneira família Peixe ou Peixer será homenageada pela Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil – ADANPIB. “Em cada edição da Festa, a ADANPIB homenageia uma das famílias precursoras. E, na celebração do Bicentenário da Fundação da Colônia Nova Itália e da Imigração Italiana no Brasil, em 2036, todas as famílias italianas pioneiras no Brasil serão homenageadas”, informa o diretor executivo da ADANPIB, historiador Paulo Vendelino Kons, que residiu na Colônia em 1976. O historiador Kons também destaca que “o lucro da Festa, prioritariamente, será investido na implantação do Centro de Memória da Colônia Nova Itália, com a edificação do Museu e Arquivo Histórico e implantação de outros equipamentos de cultura, lazer e turismo na pioneira colônia de imigrantes italianos no Brasil.

La Prima Immigrazione

Após a sagrada celebração, várias apresentações culturais. Antecedendo o almoço típico, as principais atrações serão o Grupo de Dança La Prima Immigrazione e o Gruppo di Canto Degli Amici Trentini.

O Grupo de dança La Prima Immigrazione foi idealizado pela descendente do casal de imigrantes pioneiros Bartolomeu Sardo e Margarida Parodi, a educadora Rosana Sardo Kreusch. Sua gênese se deu na edição de 2022 da festa típica lígure italiana, promovida pela Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil – ADANPIB, em comemoração aos 184 de imigração italiana no Brasil e fundação da Colônia Nova Itália. A fundação oficial do Grupo de Dança La Prima Immigrazione deu-se em 23 de abril de 2022.

Segundo a professora e folclorista Rosana Sardo Kreusch, “a iniciativa visa resgatar, divulgar e perenizar a cultura lígure italiana, através de danças da Ligúria e de outras regiões da Itália, preservando e promovendo a dança tradicional italiana.”

O Grupo iniciou com 6 crianças: 3 meninos e 3 meninas. No tempo presente é integrado por 12 dançarinos. Os ensaios são ministrados pela professora Rosana Sardo, com licenciatura em Pedagogia e pós graduação docência e ensino de dança, gestão, orientação e supervisão escolar e psicopedagogia.

Com o apoio dos pais e da comunidade, todo o trabalho realizado pela professora Rosana, bem como o do professor Edesio Pedrinho Tomasi, que leciona língua italiana para o Grupo, é voluntário.

Degli Amici

Há mais de 20 anos, o Circolo Trentino di Brusque preserva a cultura italiana. Entre as atividades realizadas pela instituição está o Gruppo Di Canto Degli Amici Trentini. Atualmente, o coral reúne 20 integrantes, que interpretam músicas folclóricas, tradicionais e religiosas, no idioma italiano, em diversos eventos na região.

Conforme explica a presidente do Circolo Trentino di Brusque, Valdete Gianesini, o Gruppo Di Canto iniciou juntamente com a entidade e, com o passar dos anos, contou com muitos integrantes, mas sempre manteve a mesma essência.

O grupo se apresenta em igrejas, cantatas e eventos da cultura italiana, e é regido pela maestrina Louise Clemente Fuck.

“Já nos apresentamos em diversos lugares, desde a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, até missas e festas italianas como a Felicitá e a Festitália, em Blumenau. E também integramos a Liga de Corais de Santa Catarina”, conta Valdete.

Comida Italiana

Preparado pelo personal chef Mauro Dorr, com formação em gastronomia, os participantes da edição 2025 da festa típica lígure italiana poderão degustar o almoço típico a partir das 12h, no salão de festas da capela São José. Será servido um mix de folhas verdes, pepino na conserva, beterraba na conserva, cenoura com brócolis, tomate com cebola, molho pesto, tradicional de Gênova, cidade localizada na região da Ligúria (Itália), arroz branco, batata sauté, macarrão espaguete, galinha com molho, polenta com bacon, alcatra ao molho madeira, frango assado na brasa e linguicinha assada na brasa.

Bandas Italianas

A partir das 12h, duas bandas italianas abrilhantarão os festejos da festa lígure italiana da Colônia Nova Itália. O grupo “Os Bambinos da Terra” marcam presença por primeiro, com apresentações de músicas tradicionais e dançantes. Os Bambinos da Terra prometem animar os presentes, reforçando o espírito festivo e a valorização das raízes culturais da Colônia Nova Itália.

Das 14h às 17h30min a “Famiglia Dal Ponte” proporcionará momentos únicos, de descontração, alegria, e emoção através de suas vozes, seus instrumentos, musicalidade e muito talento.

Pai, mãe e filhos no mesmo palco, no mesmo tom, na mesma harmonia, levando grandes sucessos da música de todos os tempos. Também músicas autorais que já são sucesso pelo Brasil, como: “Porão do Nono”, “Cultivando a Tradição”, “Dolce Tarantela”. Um show de instrumentos no palco, e de vozes afinadas de todos os componentes da Famiglia Dal Ponte.

Nossa Terra, Nossas Mãos

Além de completo serviço de bar e cozinha, a edição 2025 da festa típica lígure italiana contará com edição especial da Nossa Terra, Nossas Mãos – Feira de Artesanato & Produto Colonial.

Convite do presidente da ADANPIB

Mario Cesar Pera, que na Câmara Municipal de São João Batista recebeu em 29 de março passado o bastão de Presidente Executivo da ADANPIB do memorialista e agricultor Saulo Sardo, convida aos descendentes e amigos da Colônia Nova Itália para participar da Associação e da típica festa lígure italiana no próximo domingo: “será muito apreciada a presença das famílias dos descendentes dos imigrantes pioneiros que, há 189 anos fundaram a Colônia Nova Itália e deixaram um legado que permanece vivo, bem como todos os muitos amigos. Será um dia de reencontro com as nossas raízes históricas pioneiras, marcado pela confraternização, com a degustação de um autêntico almoço italiano. Participem e nos apoiem neste evento tão especial”, finalizou o advogado Mario Pera. 

A pioneira colônia de italianos no Brasil, desde 1836

Provenientes de Gênova e adjacências, atual território da região da Ligúria, os 186 pioneiros imigrantes italianos que colonizaram e desenvolveram terras brasileiras, aportaram em março de 1836, no Porto de Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis), na baía norte da Ilha de Santa Catarina, transportados pelo navio Correio. E 132 destes imigrantes católicos, sob o patrocínio de São José, fundaram a Colônia Nova Itália, a pioneira da imigração italiana no Brasil que, ao longo de décadas, recebeu também outras levas de imigrantes italianos.

A Colônia pioneira de italianos no Brasil, fundada em 1836, foi uma iniciativa do armador Carlo DeMaria (com raízes em Gênova) juntamente com o agente consular do Reino da Sardenha em Nossa Senhora do Desterro, Henrique Ambauer Schutel, natural de Milão, que para tal fim constituíram, em Nossa Senhora do Desterro, a empresa DeMaria & Schutel.

Para instalar uma “colônia agrícola, industrial e pastoril”, a empresa DeMaria & Schutel requereu e recebeu da Província de Santa Catarina, inicialmente, a concessão de quatrocentas mil braças quadradas e, também no ano de 1836, outra concessão de duas léguas quadradas, totalizando 7.393,6 hectares, no território da Freguesia e Município de São Miguel da Terra Firme.

Para administrar a pioneira colônia de italianos no Brasil, DeMaria e Schutel contratam, para o cargo de Diretor da Colônia Nova Itália, o franco-suíço Luc Montandon Boiteux (Neuchâtel, Suíça, 1798 – Nossa Senhora do Desterro/SC, 29 de março de 1842), que se estabelece na Colônia Nova Itália com sua esposa Marie Magdaleine Anastasie Bouquet Boiteux, um filho e quatro escravos.

Primeiro Diretor da Colônia Nova Itália, Luc Boiteux estudou em uma Universidade alemã, foi secretário particular do Grão-duque da Toscana e, após a morte do Grão-duque Fernando III, em 1824, assumiu elevada função em um banco na cidade portuária de Gênova, de onde partiu o navio Correio, que conduziu os pioneiros imigrantes italianos ao Brasil, há mais de 189 anos.

PIONEIRAS FAMÍLIAS DE IMIGRANTES ITALIANOS NO BRASIL, que fundaram a Colônia Nova Itália, em 1836:

Pesco, Pesce, Peixe ou Peixer | Riolfo | Alerto | Caviglia | Montado |Sardo, Sarda ou Sardá | Gambelli | Busano, Busana, Bozzano |Ramascy | Mattia ou Matias | Giordino | Poleres | Pislori | Riban |Benotti | Grosso | Rilla  | Valerino | Zunino | Ratto | Pastorio |Madona | Formento | Suzeno | Pera

Posteriormente, outros imigrantes se estabeleceram na Colônia Nova Itália, como as famílias Sartori, Angeli, Corsani, Trainotti, Puel, Mazoto, Martini, Tomazoni e Sgrott.

A segunda colônia de italianos no Brasil foi a Colônia Alexandra, em Morretes/PR, fundada em 1872, sob a liderança do imigrante italiano Salvino Tripotti, trazendo consigo mais de 50 emigrantes saídos do Vêneto, no Reino da Itália.

SERVIÇO

O quê: Edição 2025 da festa típica lígure italiana – comemorativa aos 189 anos de fundação da Colônia Nova Itália por 132 imigrantes católicos oriundos da região de Gênova (Ligúria), Itália

Quando: Domingo, 14 de setembro de 2025

Onde: Igreja e Salão de Festas da Comunidade São José, no Centro Histórico da Colônia Nova Itália, em São João Batista/SC

Início: 10h, com a celebração da santa Missa da solenidade da Exaltação da Santa Cruz

Término: 17h30min

Aquisição do almoço: (48) 9 91242181, com aRosana | (48) 9 98443980, com a Daiane

PREÇÁRIO

✔Almoço – R$70,00  (crianças até 7 anos não pagam)

✔Balde cerveja Amstel 5un R$ 40,00

✔Balde cerveja Heineken 5un R$ 50,00

✔Cerveja Amstel – R$ 8,00

✔Cerveja Heineken – R$ 10,00

✔Refrigerante – R$ 8,00

✔Água S/ e C/Gás R$ 4,00

✔Kit C/ Garrafa de Vinho R$ 20,00

A partir das 14h30min

✔Cachorro Quente R$ 8,00

✔Batata Frita R$10,00

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.