O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira (30/9) a demissão do técnico Tite. De acordo com o comunicado oficial, Filipe Luís, que estava à frente da equipe sub-20, assumirá o comando do time de forma interina.
“O Clube de Regatas do Flamengo comunica que o técnico Tite e sua comissão técnica não estão mais à frente da equipe. A diretoria agradece o trabalho realizado e deseja sucesso aos profissionais em seus futuros projetos. Filipe Luís ficará responsável pela equipe interinamente”, informou o clube.
A saída de Tite ocorre dois dias antes da primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, que será disputada contra o Corinthians, no Maracanã, na próxima quarta-feira.
No último jogo sob o comando de Tite, o Flamengo venceu o Athletico-PR por 1 a 0, no domingo, mas o treinador foi alvo de duras críticas da torcida, tanto antes quanto depois da partida. As decisões de Tite, especialmente na eliminação da Libertadores contra o Peñarol, foram amplamente questionadas.
Tite chegou ao Flamengo em outubro do ano passado, após ter se afastado da Seleção Brasileira no fim de 2022.
Em 2024, a temporada começou de forma promissora, com a conquista invicta do título carioca, sofrendo apenas um gol, em um jogo com a equipe reserva. Contudo, a partir do meio do ano, a situação se complicou, com desfalques devido a convocações e lesões, dificultando uma sequência positiva.
Após a eliminação para o Peñarol, um time com orçamento muito menor, na Libertadores, o Flamengo segue na quarta posição do Brasileirão, nove pontos atrás do líder Botafogo, com um jogo a menos, e foca suas chances de título na Copa do Brasil.
Durante sua passagem, Tite comandou o Flamengo em 70 partidas, conquistando 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, com um aproveitamento de 65,7%.
Filipe Luís, de 39 anos, que assume o time interinamente, foi lateral do Flamengo entre 2019 e o final de 2023, quando encerrou sua carreira como jogador. No início de 2024, ele se tornou técnico do sub-17 do clube e, em junho, foi promovido ao sub-20.