Por volta das 13h deste sábado, um incêndio em objetos bloqueou o tráfego na BR-282 (Via Expressa), nas proximidades do shopping Itaguaçu, em São José. A Polícia Militar esteve no local para orientar os motoristas, uma vez que o trânsito foi severamente prejudicado no sentido Florianópolis.
A situação se agravou a partir das 13h30, quando barricadas foram incendiadas em diversos pontos da Grande Florianópolis. Em São José, pneus foram incendiados em um viaduto no bairro Forquilinhas, o que gerou ainda mais congestionamento.
Já na SC-403, no bairro Ingleses, em Florianópolis, uma barricada em chamas causou lentidão na via. Outros focos de incêndio foram registrados em vários pontos da capital catarinense, especialmente nas áreas Central e Norte da Ilha, além de ocorrências em São José e na BR-101, próximo a Biguaçu.
O Corpo de Bombeiros Militar mobilizou cerca de 60 socorristas para atender as ocorrências em 17 pontos de barricadas nas vias públicas, com maior concentração de casos em Florianópolis e região. As equipes atuaram no combate a incêndios em entulhos e na limpeza das pistas, para liberar o fluxo de veículos. Em algumas áreas, veículos também foram incendiados.
Até o final da tarde de sábado, segundo os bombeiros, todos os focos de incêndio foram controlados e as vias desobstruídas. Felizmente, não houve vítimas nas ocorrências. Os ataques na Grande Florianópolis resultaram em congestionamentos que chegaram a 21 km de extensão, impactando até o Litoral Norte de Santa Catarina.