Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Iniciam as comemorações dos 50 anos da Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Presidida pelo padre Adilson Colombi, celebração lotou a igreja do bairro Jardim Maluche na manhã deste domingo

Fonte: Divulgação

Publicidade

A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Maluche, deu início na manhã deste domingo, 5 de maio, às comemorações dos seus 50 anos. Em uma cerimônia marcada por emoção e gratidão, membros antigos e novos se reuniram para celebrar não apenas essas cinco décadas de história, mas também os valores de união e perseverança que moldaram a comunidade ao longo dos anos.

A celebração deste domingo foi presidida pelo padre Adilson José Colombi, que durante muitos anos atuou diretamente no local e acompanhou boa parte de sua trajetória cinquentenária. “Conheço esta comunidade há 43 anos. Vi praticamente o seu início e acompanhei o crescimento e desenvolvimento, não só material, com o templo e tudo aquilo que compõe o seu patrimônio mas, sobretudo, o desenvolvimento das pastorais e como isso mudou a feição da comunidade”.

O padre ressaltou a alegria em participar deste momento tão especial e abrir as comemorações do Jubileu de Ouro da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. “A missa hoje tem um significado único. É uma felicidade participar desse novo ciclo de 50 anos que se inicia hoje. Vamos agradecer a Deus tudo aquilo que esse povo conseguiu realizar com seu esforço, dedicação e vontade de deixar uma marca que mostra a presença do reino de Deus nas pessoas e no bairro como um todo”.

Gratidão

Ana Carolina Almeida Girardi, coordenadora do Conselho Pastoral Comunitário (CPC), expressou sua gratidão a todos os envolvidos na preparação das festividades. “O sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus e a todas as pessoas que estão envolvidas com a programação desse jubileu. Foram meses de reuniões e preparações até chegarmos a este dia e ter a alegria de iniciar as celebrações dos 50 anos da nossa comunidade”.

A coordenadora destacou também o envolvimento de várias pessoas que contribuíram para a história de coragem e determinação da comunidade desde 1974, ano em que foi fundada. 

“Tudo começou com pessoas corajosas que se reuniram nas dependências da escola Dom João Becker para iniciar essa história. Na época, os moradores do nosso bairro tinham dificuldade para chegar até a igreja Matriz ou Azambuja e iniciaram a movimentação para fundar a nossa igreja. A partir daí, muitas pessoas foram construindo essa história. Algumas estão aqui hoje e outras estão sendo representadas nesse momento de grande alegria para nós”.

Osnildo Maçaneiro, 75 anos, foi um dos moradores que acompanhou essa história desde o início. Há 50 anos, ele e a família ajudam no trabalho pastoral e no desenvolvimento da comunidade. “Tudo aqui tem um pedaço do meu coração. Isso aqui é a minha vida”, disse, emocionado.

Durante a celebração, seu Osnildo, que entre outras funções já foi coordenador, tesoureiro e secretário da comunidade, teve a missão de resgatar a história do local, relembrando momentos marcantes desta trajetória jubilar. 

“Só tenho que agradecer de coração a toda comunidade que é rica em tudo: bênçãos, pessoas e famílias sempre dispostas a ajudar. Lutamos muito, foram muitos desafios, mas sempre tivemos fé e, graças a Nossa Senhora de Fátima, vencemos e estamos hoje aqui reunidos para comemorar essa data”.

Padre Diomar Romaniv, pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, ressalta a importância de celebrar essa data especial e fazer memória da história do povo e também do bairro que cresceu e se desenvolveu em torno da comunidade.

“Queremos agradecer a Deus por tudo que foi vivenciado. A Comunidade Nossa Senhora de Fátima é muito importante na vida da nossa paróquia, com um trabalho pastoral e de evangelização forte, que despertou tantas lideranças e deu para a igreja tantos padres e religiosos. Hoje também é tempo de nos encontrarmos, reavivarmos a nossa fé, nossa amizade, assim como diz o Evangelho de hoje: Jesus nos chama de amigos para que nós também sejamos amigos entre nós”.

Ao fim da celebração, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade, foi levada em carreata pelas ruas dos bairros Jardim Maluche e Souza Cruz. A programação do Jubileu de Ouro se estende durante a semana e segue até outubro, com celebrações especiais nos dias 13 de cada mês.

Programação do Jubileu

Quarta-feira, 8 de maio

17h – venda de brigadeiros, cachorro-quente e bebidas

19h – missa com a participação das pastorais e antigos coordenadores

Quinta-feira, 9 de maio

17h – venda de brigadeiros, cachorro-quente e bebidas

19 – missa com a participação dos pais e catequizandos da comunidade

Sexta-feira, 10 de maio

19h – missa com a participação das comunidades da Paróquia São Luís Gonzaga

Após a missa, venda de cachorro-quente, polenta com galinha, bebidas, além de roda da fortuna e atração musical com Taboni

Sábado, 11 de maio

18h – missa com a presença dos festeiros e festeiros mirins

Após a missa, venda de churrasco, cachorro-quente, bebidas, além de roda da fortuna e atração musical com a dupla Ribeiro e Ricardo

Domingo, 12 de maio

9h – missa especial Dia das Mães

Segunda-feira, 13 de maio

17h – venda de bebidas e cachorro-quente

19h – celebração solene de dedicação da igreja, presidida pelo arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck

13 de junho

17h – venda de cachorro-quente e bebidas

19h – missa

13 de julho

17h – venda de cachorro-quente e bebidas

18h – missa

13 de agosto

17h – venda de cachorro-quente e bebidas

19h – missa

13 de setembro

17h – venda de cachorro-quente e bebidas

19h – missa

13 de outubro

9h – missa de encerramento do Jubileu de Ouro

Almoço festivo no salão comunitário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.