Na sessão ordinária desta terça-feira, 26 de novembro, o vereador Jean Pirola (PP) voltou a falar do eventual encerramento do Ensino Médio noturno na Escola de Educação Básica (EEB) Francisco de Araújo Brusque, no bairro São Luiz. O assunto entrou em pauta na semana passada, quando Nik Imhof (MDB) afirmou que a unidade escolar teria sido informada de tal possibilidade pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O motivo alegado em ofício seria a evasão escolar.
Pirola contou que esteve na CRE para tratar da questão com servidores do órgão. “Eles apresentaram informações que nos convenceram de que a otimização, nesse momento, é necessária”, disse. “Estamos falando não do fechamento de vagas, e sim da transferência de alunos de um local para outro para a melhoria da educação. Em outras escolas, ocorreu o mesmo. A EEB João XXIII também fechará o Ensino Médio noturno devido à evasão e as vagas poderão ser utilizadas no bairro Águas Claras”, prosseguiu. “Em março de 2024, o Araújo tinha 450 alunos inscritos para o Ensino Médio. Em novembro, esse número baixou para 416, ou seja, 34 alunos já não fazem mais parte da escola. Isso nada mais é do que uma sala inteira e mais um pouquinho”.
Para o vereador, a provável mudança será benéfica para os estudantes. “A grande maioria dos alunos [do Araújo] não é do São Luís. Eles precisam de transporte público e têm que sair do Araújo à noite, depois das 22h, e ir até à rua Otto Renaux para pegar o ônibus para o Bateas, Cerâmica Reis, Volta Grande, Santa Terezinha”, observou. “A logística de transporte será facilitada, porque os alunos [que forem realocados para a EEB Feliciano Pires, no Centro] podem ir para o terminal em vez de atravessar todo o São Luís e pegar o ônibus na Otto Renaux. Os servidores efetivos [da escola] não terão prejuízo, pois têm a opção de completar a carga horária na própria escola ou nas escolas mais próximas, como é o caso do Feliciano Pires”.
Assista: https://youtu.be/asL8Qk3rXq8
Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.