Durante visita oficial à Indonésia nesta quinta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que pretende disputar um quarto mandato presidencial nas eleições de 2026.
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, na capital Jacarta. Lula afirmou estar com disposição para seguir na vida pública e continuar o trabalho iniciado neste terceiro mandato.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou o presidente.
Lula completará 80 anos antes do pleito
Lula fará 80 anos no próximo dia 27 de outubro. Caso seja reeleito em 2026, assumirá o novo mandato aos 81 anos. Essa será a quarta candidatura de Lula à Presidência da República desde sua primeira eleição em 2002.
Durante sua fala, o presidente também ressaltou a importância das relações internacionais e indicou que continuará atuando para aproximar o Brasil de outros países estratégicos, como a Indonésia.
“Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação, sabe, por demais [forte]”, acrescentou.
Clima político e sinal ao eleitorado
A declaração pública antecipa o debate eleitoral no Brasil e sinaliza a intenção de continuidade do projeto político liderado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O anúncio ocorre em meio a uma agenda de reforço da presença do Brasil em fóruns internacionais e da política externa ativa do governo.
Lula já foi presidente entre 2003 e 2010, retornando ao cargo em 2023 após vencer as eleições contra Jair Bolsonaro (PL).