Um dos fundadores do Grupia e capelão do Hospital Azambuja, em Brusque, Padre Alvino Milani (84) passará por uma *artroplastia de quadril nesta terça-feira (17). A informação foi compartilhada pelo coordenador do Grupia, Paulo V. Kons.
De acordo com um dos cirurgiões que o assistem, Padre Milani permanecerá imobilizado por 40 dias. O retorno para suas atividades normais deverá ocorrer entre dois a três meses, segundo estimativa médica.
Padre Miliani
Um dos fundadores do GRUPIA, Padre Milani nasceu em Cruz Alta, no vizinho estado sul-riograndense, no dia 25 de setembro de 1939. Foi ordenado Diácono em 6 de outubro de 1968. Sua ordenação Presbiteral foi realizada em 14 de dezembro de 1968.
O que é artroplastia?
Artroplastia é um procedimento cirúrgico utilizado para restaurar a função de uma articulação. Geralmente, envolve a substituição parcial ou total da articulação afetada por uma prótese. Esse tipo de cirurgia é comum em casos de artrite grave, lesões nas articulações ou desgaste devido à idade. Os exemplos mais comuns de artroplastia são a de quadril e a de joelho, em que as articulações são substituídas para aliviar a dor e melhorar a mobilidade.
Atualização quarta-feira (18/9):
Após a ARTROPLASTIA DE QUADRIL, a delicada cirurgia realizada ontem para implantar uma prótese de quadril, Padre Milani se recupera bem na UTI do Hospital Azambuja.
Estava previsto que a sua sobrinha e cuidadora Zélia seria a primeira pessoa a visitá-lo no início da tarde dessa quarta-feira, 18 de setembro.
Como informamos ontem, o Padre Milani permanecerá imobilizado por cerca de 40 dias. “O retorno para sua atividade normal, se pela graça do bom Deus tudo der certo, se dará dentro de dois a três meses”, relata Paulo V. Kons.