Publicidade

Polícia Militar resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão no Sul de SC

Caso aconteceu nesta quarta-feira (20) em Içara, no Sul do Estado; responsáveis foram presos

Fonte: Policia Civil

Publicidade

Na noite da última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) resgatou trabalhadores que eram mantidos em condições análogas à escravidão no município de Içara, no Sul do estado. Durante a operação, três homens foram presos por crimes relacionados à redução de pessoas a condições degradantes de trabalho e tráfico de drogas.

A ação teve início durante patrulhamento na Avenida Procópio Lima, em Içara, quando os policiais abordaram um veículo com excesso de passageiros. Entre os ocupantes estava um homem de 36 anos, identificado como foragido da Justiça por crime de furto. Ao ser conduzido para o Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ele revelou que trabalhava em uma lavoura de fumo recebendo entorpecentes, moradia insalubre e alimentação como forma de pagamento.

Com base nas informações, a PM seguiu até uma residência no Loteamento Antônio Lima, em Içara, onde encontrou vários trabalhadores em condições precárias. No local, foram apreendidas porções de crack, cocaína e maconha. Três suspeitos foram presos em flagrante: um homem de 59 anos e seus dois filhos, de 21 e 22 anos.

Segundo a PM, os três foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e redução de trabalhadores a condições análogas à escravidão. As vítimas e os suspeitos foram encaminhados à Polícia Federal (PF) em Criciúma, que abriu inquérito para apurar o caso. A PF dará continuidade às investigações após ouvir os depoimentos dos envolvidos.

Impacto e desdobramentos do caso

A operação reforça o compromisso das autoridades com o combate a crimes que violam os direitos humanos. O resgate das vítimas e a prisão dos suspeitos evidenciam a importância de ações integradas entre as forças de segurança para identificar e punir práticas criminosas.

As investigações seguem em andamento, e a Polícia Federal avaliará as circunstâncias do caso para garantir que os responsáveis enfrentem a Justiça.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.