O Tribunal Superior Eleitoral, em decisão monocrática do ministro Floriano de Azevedo Marques, negou o registro de candidatura a prefeito e vice de Botuverá (SC) da coligação “Renovação, é Hora da Mudança”, composta pelos candidatos Victor Jose Wietcowky (PP) e Kaioran Paloschi Paulini, Kaio (PP).
A decisão veio após a coligação “Botuverá no Rumo Certo”, formada por MDB e PL, contestar a candidatura, alegando que ambos registraram seus nomes fora do prazo estabelecido. A inscrição ocorreu por conta da desistência de Alex Tachini (PP) e Cezar Dalcegio (PP) em concorrer às eleições.
Na primeira instância, a Justiça Eleitoral de Brusque acolheu o pedido de impugnação, o que levou a coligação de Victor a apresentar recurso ao TRE-SC que aceitou a candidatura, eleita no pleito de outubro.
Segundo o TSE, a apresentação dos registros ocorreu dois dias após o prazo legal estabelecido. O Ministério Público Eleitoral também se posicionou pelo indeferimento. A decisão do ministro é passível de recurso, o que será feito pelo Partido Progressista, conforme nota enviada ao departamento de jornalismo da Rádio Araguaia:
“Hoje à tarde recebemos a informação que aconteceu uma decisão monocrática (ou seja, foi uma decisão isolada do relator do processo). A decisão do ministro é passível de recurso. Logo, nossa equipe jurídica entrará com recurso, pois afirmamos que estamos dentro da lei. Jamais tentamos fazer nada que não fosse legal e vamos continuar buscando que a decisão popular seja respeitada”, diz o partido.