Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Prefeitura de Brusque destrava um ano de consultas ginecológicas represadas

Quase 700 mulheres aguardavam desde 2022 por procedimentos, segundo o poder público municipal

Fonte: Ilustrativa

Publicidade

A saúde feminina de Brusque recebeu melhorias significativas com a oferta de novas consultas em ginecologia em 2024. Com a inclusão de consultas cirúrgicas e clínicas, a Secretaria de Saúde atendeu  688 mulheres que estavam na fila de espera.

Inicialmente, haviam aproximadamente 1114 pacientes aguardando primeiras consultas e retornos, muitas desde outubro de 2022. Os atendimentos das quase 700 mulheres equivalem à redução da fila de espera em um ano. 

“Uma situação inadmissível. Felizmente, aos poucos vamos mudando esta situação”, ressalta a Secretaria de Saúde, Dra. Thayse Rosa. “A redução da fila de espera não só agiliza o acesso aos cuidados de saúde, mas também melhora a qualidade de vida das pacientes. A espera prolongada por consultas médicas pode levar ao agravamento de condições de saúde e aumentar o sofrimento das mulheres. Com a nova dinâmica de atendimentos, muitas pacientes conseguiram finalmente obter diagnósticos e iniciar tratamentos necessários”, complementa. 

Vale ressaltar que um dos fatores que possibilitam o cuidado e o acompanhamento das mulheres do munícipio perpassa pela grande ampliação da Atenção Primária de Saúde ocorrida em Brusque, já que a porta de entrada para estas consultas passa sempre pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também pelos esforços da Clínica da Mulher. 

Em paralelo aos credenciamentos com clínicas e hospitais, a Secretaria de Saúde também atua continuamente na higienização das filas de espera. O serviço é feito pelos próprios servidores da pasta, que fazem uma busca ativa nos usuários do SUS que estão aguardando procedimentos há muito tempo, para verificar se ainda existe a necessidade de atendimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.