Publicidade

Secretaria de Obras reforça manutenção de pontes em Brusque

Intervenções ocorreram em diferentes regiões; confira

Fonte: Prefeitura de Brusque / Imagem: Divulgação

Publicidade

A Secretaria de Obras executou, ao longo do mês de abril, uma série de serviços de manutenção, recuperação e reconstrução de pontes em diversas localidades de Brusque. As ações ocorreram em diferentes datas e contemplaram tanto intervenções preventivas quanto obras completas, visando garantir a segurança e a mobilidade nas vias rurais e urbanas.

Na primeira semana do mês, foi realizada a manutenção preventiva da ponte pênsil localizada na rua Estefano Voss, em Dom Joaquim. O serviço incluiu a substituição dos tirantes de sustentação, com a utilização de 190 metros de cabo de aço reaproveitado, além da instalação de 270 clips e mordentes. A operação contou com uma equipe de cinco agentes e apoio de um caminhão munck.

Na sequência, entre os dias 8 e 10 de abril, as equipes atuaram na rua Ângelo Luçoli, em Tomás Coelho, onde foi feita a recuperação da cabeceira da ponte, danificada por chuvas. A intervenção incluiu a substituição da estrutura por tubos de concreto, com uso de materiais como rachinha, pedra detonada, barro, pranchas de madeira, areia, cimento e manta bidim, que é um material utilizado na construção civil para drenagem, filtração, reforço e impermeabilização.

Nos dias 11 e 13 de abril, a rua Orides Schwartz, no Guarani, recebeu serviços de recuperação da ala da ponte, também afetada por chuvas. Foram utilizadas cargas de pedra e barro, com apoio de maquinário pesado.

Ainda no dia 13, foi realizada a reforma parcial da ponte na rua Arlindo Fischer, em São Pedro, com substituição de pranchas e reforço estrutural. No dia 14, a equipe executou a reforma completa de uma ponte na rua PR-009, no bairro Ponta Russa, com a instalação de vigas de eucalipto e novas pranchas.

Entre os dias 16 e 17 de abril, a rua Francisco Sumick, em Águas Claras, recebeu a reconstrução completa de uma ponte, com implantação de vigas de grande porte e nova base estrutural. Já no dia 22, a rua Alberto Preti, no bairro Limeira Alta, também foi contemplada com reforma completa da estrutura.

No dia 23, a ponte da rua Carlos Bertolini, no bairro Ponta Russa, passou por reconstrução após identificação de viga trincada. No dia 24, serviço semelhante foi executado na rua Enguelberto Boss, no bairro São Pedro.

Entre os dias 25 e 30 de abril, tiveram início os trabalhos de demolição de uma ponte antiga e a recuperação da encosta do rio na rua Alberto Preti, na Limeira Alta. A ação envolveu o uso de rompedor hidráulico, escavadeira e transporte de materiais, e segue em andamento.

Também no dia 27, foi realizada manutenção periódica na ponte da rua Adelino Pedro Jacinto, no bairro São Pedro, com a substituição de pranchas e aplicação de asfalto frio.

Encerrando o mês, no dia 30 de abril, a rua Carlos Jeske, em Águas Claras, recebeu a reforma completa de sua ponte, com instalação de vigas de eucalipto e novas pranchas.

Para a Secretaria de Obras, as intervenções fazem parte do cronograma contínuo de manutenção da infraestrutura viária do município, com foco na conservação das estruturas e na garantia de segurança para motoristas e pedestres.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.