Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

UNIFEBE firma termo de cooperação técnica voltado à proteção e Defesa Civil

Iniciativa estadual busca criação de comitê técnico de incentivo e apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão, eventos e serviços voltados ao tema

Fonte: Divulgação

Publicidade

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil firmaram um termo de Cooperação Técnica destinado à criação de um comitê técnico para incentivar ações de mitigação, projetos, pesquisa e iniciativas de extensão, além de eventos sobre a redução de riscos e de desastres naturais. A oficialização ocorreu durante o 2º Fórum Regional de Proteção e Defesa Civil do Vale Europeu e 2º Workshop de Emergências Ambientais e Gestão de Produtos Perigosos, realizado em Brusque e que contou com a apresentação de projetos dedicados ao tema, desenvolvidos por estudantes do Colégio UNIFEBE.

A iniciativa visa “ampliar a segurança e proteção da população em situações de desastres naturais” e estimular o estudo, pesquisa e a participação social em casos de enchentes, terremotos, incêndios florestais, entre outros. O documento foi assinado pela presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz e pelo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza.

Segundo a reitora da UNIFEBE, o acordo reforça e facilita os projetos já mantidos entre as instituições locais e devem refletir em uma melhor estrutura de Brusque e região para lidar com eventos climáticos extremos, assim como ampliar o conhecimento científico local sobre o tema. 

“Mesmo que nossa região tenha um longo histórico de eventos climáticos, precisamos seguir qualificando como nossas cidades respondem e se preparam para lidar com isso. Unir o trabalho da Defesa Civil com as soluções e estudos produzidos na universidade, nos proporciona ferramentas mais adaptadas a estes cenários”, descreve a professora. 

A avaliação é semelhante à do chefe de Operações e Assistência da Defesa Civil de Brusque, Edvilson Cugik. ”Aqui em Brusque, na verdade, a parceria já está acontecendo, com as atividades que temos, como os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, com o Colégio Unifebe”, descreve.  “Futuramente devemos ter outros frutos, com a produção de trabalhos acadêmicos específicos, voltados para a Defesa Civil, como a prevenção, mitigação, preparação, resposta, reconstrução, mas é algo que vai ser sendo construindo gradualmente”, projeta.

Exposição de projetos

Desenvolvidos desde o ano passado, projetos focados em mitigação ou soluções de problemas causados por desastres naturais, elaborados por estudantes do Colégio Unifebe, foram expostos durante a programação. Da pesquisa, hoje estudantes da 3ª série do Ensino Médio desenvolveram protótipos com alternativas para situações locais.

“Os projetos apresentados são soluções criativas e inovadoras e, se forem implementados, podem trazer muitos benefícios para a sociedade”, avalia a coordenadora de Projetos, professora Simone Sobiecziak. 

Entre as iniciativas apresentadas na programação, esteve o sensor ultrassônico desenvolvido por Vinicius Waldrigues, Gabriel Bernardes Ceniz e Lucas Gianesini. O aparelho capta o nível do rio utilizando um sensor ultrassônico e transmite os dados em tempo real. Pela apuração dos estudantes, o item poderia servir de alternativa para a medição de cotas de enchentes e inundações do rio Itajaí-Mirim, hoje feita com o uso de uma régua estequiométrica. 

A possibilidade de apresentar o projeto durante o evento é celebrada pelo estudante Vinícius Imhof Waldrigues. Segundo  ele, a experiência foi importante para dar visibilidade ao projeto. “Ter ingressado no projeto me ajudou a perceber que todos podem fazer a diferença, mesmo que não em grande escala, mas qualquer ajuda traz aquele sinal de esperança para essas situações”, avalia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.