As fortes chuvas que atingem Santa Catarina motivaram um pedido de adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 no estado. A solicitação foi encaminhada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo Portal Nacional da Educação, diante dos riscos provocados pelas condições climáticas.
O pedido ocorre após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir, nesta quarta-feira (4), um alerta vermelho de grande perigo para Santa Catarina. O aviso aponta riscos associados às tempestades, como alagamentos, quedas de energia elétrica, granizo e outros transtornos provocados pelo mau tempo. Portal PNE+1
Diante da situação, o governador Jorginho Mello anunciou, por meio das redes sociais, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de Educação Básica na quarta-feira (4) e nesta quinta-feira (5).
A medida foi adotada como forma de proteger estudantes, professores e demais profissionais da educação durante o período de instabilidade climática.
Pedido de adiamento do Enem é encaminhado ao Inep
Com a proximidade das provas, a equipe de jornalismo do Portal Nacional da Educação procurou o Inep para solicitar o adiamento da aplicação do exame em Santa Catarina.
O primeiro dia do Enem está marcado para este domingo (8), enquanto a segunda etapa será realizada no domingo seguinte, dia 15 de novembro.
O portal também entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina para verificar possíveis impactos das chuvas nos locais de aplicação das provas e questionar se o governo estadual pretende solicitar oficialmente o adiamento do exame.
Provas seguem previstas para domingo
Até o momento, não há confirmação de alteração no calendário do Enem 2026 em Santa Catarina.
Conforme o cronograma oficial do Inep, as provas permanecem programadas para os dias 8 e 15 de novembro, em todo o território nacional. Inep+1
No primeiro domingo, os participantes responderão às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Enquanto não houver uma decisão oficial sobre o pedido de adiamento, os candidatos devem considerar as datas originalmente estabelecidas e acompanhar os comunicados do Inep.
Observação editorial: o pedido de adiamento partiu do Portal Nacional da Educação, e não do Governo de Santa Catarina. Também foi corrigida a referência ao dia 4 de novembro de 2026, que caiu em uma quarta-feira, e não em uma terça-feira.















