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Colégio UNIFEBE é reconhecido na categoria Inovação Pedagógica do Prêmio Positivo 45 anos

Disputa envolveu propostas de 250 parceiros do sistema de ensino

Fonte: Divulgação

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Representantes do Colégio UNIFEBE estiveram em Curitiba para a solenidade do Prêmio Positivo 45 anos, no Encontro de Gestores do Sistema Positivo de Ensino. Durante a solenidade, o projeto STEAM, inscrito pelo Colégio UNIFEBE, foi premiado na categoria Inovação Pedagógica.

Intitulado Abordagem STEAM no Ensino Médio: Inovação e Criatividade em protótipos para prevenção e Mitigação de Desastres Ambientais, o projeto foi elaborado pelos professores Simone Sobiecziak, Heitor Paloschi e Jéssica Leme Cano, com turmas do 2.º ano do Ensino Médio, ao longo de 2023. No mesmo ano, o projeto também esteve entre os reconhecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Ao todo, 250 parceiros do sistema de ensino tiveram iniciativas inscritas em diferentes categorias do prêmio. “Recebemos com muita alegria essa notícia, porque é uma premiação do próprio sistema de ensino que utilizamos. Então, o Sistema Positivo de Ensino, hoje, tem aproximadamente duas mil escolas conveniadas, cerca de 500 mil alunos atendidos pelo material didático, sendo um sistema bem consolidado no Brasil”, descreve o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow.

Segundo o professor, o reconhecimento representa vanguarda em novas propostas de ensino e o resultado de projetos que buscam interdisciplinaridade, resolução de situações no contexto dos estudantes e o desenvolvimento de competências socioemocionais. “Temos trabalhado fortemente com essas propostas inovadoras. Então, quando dizem assim que há países como Finlândia, Hong Kong, Coreia do Sul que têm evoluído muito na educação, nada mais é do que eles têm trabalhado com essa mesma proposta que nós temos trabalhado. Portanto, o Colégio UNIFEBE está com uma proposta pedagógica muito alinhada”, descreve.

Transformação regional

A presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), professora Rosemari Glatz, destaca o envolvimento comunitário proporcionado com os projetos promovidos pelo Colégio. De acordo com ela, a premiação reconhece o efeito da educação nas famílias e na sociedade, tendo o ambiente escolar como espaço para transformação social.

“Nosso Colégio reúne projetos voltados para Brusque e região, reforçando a compreensão dos jovens estudantes acerca das demandas, oportunidades e realidade local. Assim, ter iniciativas tão ligadas à nossa sociedade e reconhecidas nacionalmente é motivo de orgulho e demonstra que estamos avançando na promoção de conhecimento de qualidade, com atenção para a região”, descreve.

Para a coordenadora de Projetos do Colégio UNIFEBE, Simone Sobiecziak, o prêmio enfatiza os métodos pedagógicos aplicados no Colégio. Outro ponto destacado por ela é o envolvimento de estudantes e a equipe de professores, coordenação e direção.
“Esse prêmio vem exaltar os projetos que desenvolvemos no Colégio. Eles se destacam pela relevância, originalidade e impacto, promovem uma transformação positiva na nossa comunidade”, avalia. “Esse prêmio é o resultado da união do trabalho de muitas pessoas, de professores engajados, uma coordenação e direção que apoiam os professores, mas, se os estudantes não se engajassem, os nossos projetos não seriam desenvolvidos”.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Unifebe

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