Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Alunos de Brusque farão intercâmbio na Indonésia

Grupo embarca no dia 22 de junho e ficará 40 dias no país asiático

Publicidade

Na última segunda-feira, 10 de junho, foi celebrada a missa de envio dos estudantes do Colégio São Luiz que participarão de um intercâmbio de 40 dias na Indonésia, na Ásia.

O grupo, formado pelos alunos Amanda Erthal da Cunha, Guinter Comper, Henrique Cinelli Pedroso e Letícia Stumpf de Souza; pela coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen; e pelo frater da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Ricardo Vinter, embarca no dia 22 de junho para esta primeira experiência de parceria entre a instituição de Brusque e a Indonésia.

A celebração, realizada na Capela Divino Espírito Santo, contou com a presença das famílias dos intercambistas e foi marcada por momentos de muita emoção. O grupo recebeu uma bênção especial do padre Aléssio da Rosa, vice-diretor do Colégio São Luiz; e também o cordão com a Cruz Dehoniana, símbolo da instituição. A missa marcou ainda a entrega oficial das passagens aos intercambistas pelos seus familiares.

Preparação para uma nova rotina

A coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen, explica que a preparação para o intercâmbio ocorre desde o início do ano, com encontros do grupo uma vez por semana desde março. Além do idioma, eles têm estudado o Manual do Voluntário enviado pela instituição da Indonésia, e também aprofundaram os estudos sobre Padre Dehon, fundador da Congregação SCJ.

“Tivemos encontros com a psicóloga do colégio que fez algumas dinâmicas e oficinas para entendermos nossos sentimentos e saber como lidar com o inesperado e com a distância da família”.

Itinerário

O grupo chega, inicialmente, a Jakarta, capital do país, onde ficará um dia. Depois, eles seguem para a região sul do país, em Yogyakarta, onde está localizado o convento da congregação. Lá, ficarão hospedados durante 10 dias para se ambientar, treinar o idioma e conhecer mais a fundo a cultura local. Posteriormente, o grupo segue para o norte da Indonésia, onde fica a cidade de Metro e a escola Sma Yos Sudarso. Os jovens ficarão hospedados em casas de famílias por uma semana e depois alojados juntos na escola para iniciar o trabalho voluntário. 

A principal função do grupo de Brusque será acolher os alunos novos que vão chegar para viver no internato da escola. “As expectativas são as melhores. Temos certeza que será muito bom, muito gratificante e engrandecedor para todos nós”, destaca a coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.